São João de Latrão
Origens e Fundação
”A basílica foi construída pelo Imperador Constantino, o Grande, no século IV d.C.. Foi a primeira igreja a ser erguida em Roma. O Imperador doou os terrenos no Monte Célio, anteriormente propriedade da família patrícia dos Lateranos, para construir uma domus ecclesia. A catedral foi dedicada ao Salvador em 318.”
Títulos e Adições
”Ao longo dos séculos, a basílica também foi dedicada a São João Batista e São João Evangelista. É chamada de ‘arcibasílica’ porque é a mais importante das quatro basílicas papais principais. Seu título honorífico é ‘Mãe e Cabeça de todas as Igrejas da Cidade e do Mundo’.”
Contexto Artístico
”A basílica apresenta uma fachada barroca e um interior suntuoso. Você encontrará mosaicos, afrescos e esculturas. A nave central é dominada por um majestoso baldaquino de bronze dourado, obra de Gian Lorenzo Bernini.”
Importância Religiosa
”São João de Latrão é um símbolo da supremacia papal. É um local de grande significado religioso para os católicos, que participam das celebrações litúrgicas e veneram as relíquias dos santos.”
Localização e Status
”A basílica foi erguida no Monte Célio, em terrenos que anteriormente pertenciam à família patrícia dos Lateranos. Apesar de estar fora da Cidade do Vaticano, a igreja possui extraterritorialidade reconhecida pela República Italiana como propriedade da Santa Sé.”
Atualmente
”São João de Latrão é a mais antiga e importante das quatro basílicas papais principais. A estrutura atual remonta principalmente ao final do século XVI. No interior, você pode admirar magníficos mosaicos e esculturas barrocas dos Apóstolos.”
Acesso
”A basílica está localizada na Piazza San Giovanni in Laterano e é facilmente acessível a pé ou de transporte público em Roma.”
Em resumo, São João de Latrão é um local de grande espiritualidade, arte e história, que continua a inspirar os fiéis e os visitantes de todo o mundo.